martes, 23 de agosto de 2016

Inauguração do Centro de Educação Infantil em Tete (Moçambique)

Como Associação Maria Ana Mogas em Tete (Moçambique), na viva vontade de viver o ideal de Maria Ana Mogas, surgiu a ideia de abrir um Centro Infantil Educacional para velar pelo processo do desenvolvimento integral das crianças e jovens mais vulneráveis desta comunidade, nas áreas de Protecção dos direitos consagrados no sistema legal vigente em Moçambique, assim como sua educação, saúde, alimentação, recreação, a dinâmica familiar das crianças, educação para a cidadania, e todas aquelas que vão-se a apresentar no decorrer da nossa labor pastoral.

Os associados, animados com a ideia, se puseram em acção primeiro informando à Madre Geral que recebeu a ideia com muito agrado e prontificou em apoia-la. A seguir foi se procurando o espaço para construção, o que levou seu tempo sem uma resposta. Perante esta situação uma das associadas ofereceu o espaço onde se podia construir uma escolinha. O espaço foi aprovado pela Direcção Provincial do Gênero, Criança e Acção Social. Em seguida  procurou-se um empreiteiro para iniciar as obras que por sua vez apresentou um orçamento muito alto que podia consumir mais de metade do fundo disponibilizado para a escolinha.

Nesta situação os associados foram batendo as portas a procura de uma possível ajuda, eis que foram acolhidos pelo Instituto Nacional de Acção Social (INAS) - Delegação de Tete, que disponibilizou as instalações que já existiam e que não estavam a ser utilizadas. Assim iniciaram processos administrativos que culminaram com um memorandum de entendimento mutuo entre a Delegação de Tete do INAS, Instituto adscrito a Direcção Provincial do Gênero, Criança e Acção Social. 

É este sonho que hoje nos convoca neste lindo espaço. O nascimento do CENTRO EDUCACIONAL INFANTIL DA ASSOCIAÇÃO MARIA ANA MOGAS, para o qual peço uma salva de palmas. Acreditamos que o Nosso Senhor Jesus, pela interseção da nossa querida Madre a Beata Maria Ana Mogas, têm feito possível, que hoje estejamos aqui nesta formosa edificação deste Bairro de MPhádue, onde serão muitas as crianças que receberão desde o Coração de Deus, e através das nossas mãos, como Associação Maria Ana Mogas (AMAM) o amor, os cuidados, os conhecimentos e a Fé, que precisam, nestes primeiros anos de sua vida, para que seja possível aquele pensamento: “Crianças são flores que nunca murcham” Samora Machel.

Minhas Senhoras, Meus Senhores, convidados todos... Nosso Muito Obrigado pela vossa Companhia e por ajudar-nos a fazer realidade o nosso sonho, concretizar o nosso carisma neste ano da Misericórdia.






No hay comentarios:

Publicar un comentario

Seguidores